Biografia

Antônio Roberto e Noemi Gelape
Antônio Roberto e Noemi Gelape, carinhosamente chamada por ele de Noca, com quem á casado há 15 anos

Antônio Roberto Soares nasceu em 13 de junho de 1942, em Montes Claros, mas desde a juventude mora em Belo Horizonte. Originário de família muito pobre, ele perdeu o pai, Agostinho Soares, ainda cedo e a mãe, Presciliana Brasiliense Soares, trabalhava como servente em um grupo escolar para sustentar a família. Aos 18 anos, percebendo que seus caminhos seriam outros, foi para a capital mineira, em busca de suas conquistas.

Com muita luta e esforço, percorreu um longo caminho acadêmico e profissional. Estudou filosofia num Seminário Diocesano, em Diamantina e, já em Belo Horizonte, concluiu as faculdades de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de Administração de Empresas na Fundação Mineira de Cultura (FUMEC), tendo ainda participado de vários outros cursos, dentre os quais o de Psicologia Organizacional e de Desenvolvimento de Comportamento Humano. Como acadêmico, participou da União Nacional dos Estudantes (UNE), sendo conselheiro, e da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), sendo vice-presidente, militando pela democracia na política brasileira.

Deputado Federal Antônio Roberto
Antônio Roberto ainda acadêmico de Direito na UFMG

Paralelo aos estudos, Antônio Roberto fez o que pôde para ajudar no sustento da família e no custeio da sua educação. Foi locutor na Rádio Itatiaia, vendedor de enciclopédia, escrevente de cartório e funcionário no Instituto de Administração Pública de Minas Gerais. Posteriormente, já formado, trabalhou na companhia Mannesman, como gerente, e na Acesita como diretor. Aos longo desses ofícios, foi desenvolvendo, através de sua sensibilidade e observação, a capacidade de lidar com o comportamento humano. Atualmente, trabalha como consultor há mais de 35 anos, tendo atuado em mais de 400 organizações no Brasil e no exterior

Ao longo da sua carreira, cuja atividade ocorreu também na CEMIG e na Petrobrás, Antônio Roberto viu que poderia se aperfeiçoar na capacidade de Consultoria de Comportamento e, prestando serviços para as empresas de Márcio Lacerda, atual prefeito de Belo Horizonte, recebeu do amigo a sugestão de criar um programa de televisão.

Em contato com Érica Machado, enveredou-se para a programação televisiva, com o programa Canal Direto, na TV Horizonte, e posteriormente o programa Antônio Roberto e Você, na TV Alterosa, que vai completar doze anos no ar em 2011.

Nesse período, dedicou-se a escrever livros, dar palestras e cursos, encontrando na política a capacidade de ampliar a ajuda ao comportamento humano. Participou das eleições de 2002 ajudando Ciro Gomes e sua equipe de campanha, onde se encontrava novamente Márcio Lacerda.

Deputado Federal Antônio Roberto (8)
Antônio Roberto e a família, berço de inspiração e solidariedade

Em 2006, candidatou-se a Deputado Federal numa campanha sem recursos e sem apoios. Como resultado, Antônio Roberto recebeu uma expressiva votação, sendo um dos candidatos mais votados em Minas Gerais. Justamente por ter feito uma campanha independente, assegurou apoios sinceros espalhados por Minas Gerais e mantém até hoje uma atuação parlamentar de acordo com o que se propôs.

Em 2010, o reconhecimento do trabalho desempenhado por Antônio Roberto veio com a reeleição para a Câmara Federal. Em mais uma campanha com recursos escassos, Antônio Roberto ganhou a preferência e a confiança de milhares de eleitores e vai continuar representando todos os mineiros como Deputado Federal.

Antônio Roberto tem o sorriso como marca registrada e procura gostar de tudo aquilo que faz. Pauta sua vida pela sensibilidade, simplicidade e leveza, tem a cultura como grande paixão e profunda admiração pela carreira dos artistas, dos quais destaca Saulo Laranjeira. Do jeito franco, sincero, sertanejo e poeta, ele não abre mão. Acredita que a vida deve ser levada com complacência e afirma que os defeitos nada mais são que qualidades em excesso. Afirma que quanto maior o número de interessas, maior a capacidade em ser feliz, mergulhando, assim, nas possibilidades que a vida o confere.

Casado há mais de quinze anos com Noemi Gelape, carinhosamente chamada de Noca, Antônio Roberto tem sete filhos (Samaris, Cínara, Ramiro, Maira, Daniel, Márcia e Adriano) e nove netos (Marina, Julia, Nicolas, Rafael, Luana, Sophia, Kian, Davi e Manuela). Para ele, a família é um espaço de construção do amor e da solidariedade.

Nas horas de folga, Antônio Roberto gosta de filmes, música e leitura. Não se arrepende de nada em sua vida. Prefere aprender com os erros e seguir em frente, corrigindo-se sempre.

Dep Federal Antônio Roberto (3)
Antônio Roberto e os filhos Daniel e Ramiro, parceiros para toda hora

Música: Maluco Beleza, de Raul Seixas
Livro: Grande Sertão – Veredas, de Guimarães Rosa
Filme: Sociedade dos Poetas Mortos
Comida: Pequi com Arroz
Cor: todas!
O que mais odeia: que não se cumpra o combinado!
O que mais enche de orgulho: ajudar pessoas emocionalmente!
Sonho: ajudar o Planeta Terra a ser salvo do aquecimento global.
Medo: crueldade
Defeito: fumar
Virtude: esperança

Uma frase: “Se é da natureza da tempestade encaminhar-se para bonança; se é do jeito da semente procurar a germinação, se é do próprio conflito buscar a paz, é da natureza do homem, enquanto tempestade, semente e conflito, orientar-se para a felicidade”.