Deputado Federal

Deputado Federal Antônio Roberto
Deputado Federal Antônio Roberto no Plenário da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, em Brasília

Com a longa trajetória acumulada, Antônio Roberto passou a ouvir das pessoas que ele deveria utilizar o seu perfil a favor da política. Sem nunca ter disputado uma campanha e sem jamais exercer algum cargo público, em 2006, candidatou-se a Deputado Federal, numa caminhada sem recursos e sem apoios. Como resultado, Antônio Roberto recebeu uma expressiva votação, sendo um dos candidatos mais votados em Minas Gerais..

Em 2010, o reconhecimento do trabalho desempenhado na Câmara Federal veio com a reeleição para mais quatro anos de mandato. O povo mineiro reiterou a confiança que tem em Antônio Roberto e confirmou nas urnas sua preferência pelo Deputado Federal. Agora, Antônio Roberto tem mais um mandato para atuar em defesa dos interesses de Minas Gerais e de todos os mineiros. E é comprometido com o povo mineiro que ele vai continuar pautando o seu trabalho.

Antônio Roberto despacha com assessores
Deputado Federal Antônio Roberto no gabinete do anexo IV despachando em atividade parlamentar

Mostrando desenvoltura, Antônio Roberto consagrou-se vice-líder do PV na Câmara Federal e Presidente do Partido Verde em Minas Gerais.

Alem disso, ele foi relator do Estatuto da Igualdade Racial (um dos projetos mais importantes que tramitou na Câmara dos Deputados) e membro ativo das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e Minorias e da Subcomissão Permante sobre Mudanças Climáticas, entre outras importantes comissões.

Deputado Federal Antônio Roberto (6)

Deputado Federal Antônio Roberto e o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva

Na juventude, lutou contra a ditadura militar e no processo político que se seguiu a este fato. O que mais o motivou a entrar para a vida política foi a possibilidade de viabilizar suas crenças na qualidade de vida da população.

Seus ideais se expressam através das seguintes crenças: “Eu creio na pessoa humana, a qual deve ser dado todo o amparo emocional, bem como saúde, trabalho, educação, alimentação, moradia e segurança. Creio no valor da mulher, que não pode ser discriminada profissional, nem socialmente e nenhuma violência a ela pode ser tolerada. Creio na preservação do meio ambiente e no equilíbrio entre as pessoas e a natureza. Creio nos jovens, na sua força e na necessidade de terem acesso a educação esporte e cultura, inclusive como forma de protegê-los das drogas, da gravidez precoce, da prostituição e da depressão. Creio na dignidade do envelhecimento e na defesa intrasigente das pessoas da terceira idade e dos aposentados, discriminados pelo poder público. E creio também na honestidade, na ética, no amor e, principalmente, na verdade. Por isso e por muito mais, pelo nosso pais, sou Deputado Federal”.

Dia do Bombeiro
Deputado Federal Antônio Roberto recebe honraria concedida pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves da Cunha, em Ouro Preto

Filiações Partidárias:
PV

Atividades Partidárias:
Vice-Líder do PV, 12/2/2007-…

Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÕES PERMANENTES: Direitos Humanos e Minorias: Titular, 14/2/2007-6/2/2008, 4/3/2008-2/2/2009, Suplente, 4/3/2009-; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Titular: 4/3/2009-, e Suplente, 14/2/2007-6/2/2008, 4/3/2008-2/2/2009. COMISSÕES ESPECIAIS: PEC nº 485/05, Juizados Especiais Questões Mulheres: Titular, 17/9/2009-; PL nº 630/03, Fontes Renováveis de Energia: /Suplente, 5/6/2008-; PL nº 1.627/07 – Atendimento Socioeducativo: Titular, 24/6/2008-; PL nº 3.460/04, Cria o Estatuto da Metrópole: Suplente, 18/5/2009-; PL nº 5.941/09, Pré-Sal/ PETROBRAS: Titular, 16/9/2009-; PL nº 6.264/05, Estatuto da Igualdade Racial: Relator, 12/3/2008-, e Titular, 10/3/2008-. CPIs: CPITAELE, Tarifas de Energia Elétrica: Suplente, 10/7/2009-15/7/2009; CPI-VIOL, Violência Urbana: Titular, 13/8/2009-18/8/2009.

Condecorações:
Diploma do Mérito Maçônico; Medalha de Proficiência Maçonica; Certificado de Hora ao Mérito Rotary Club; Troféu Colaborador Benemérito da Polícia Militar de Minas Gerais; Diploma de Colaborador Benemérito do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais e Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Encontro com índios

Deputado Federal Antônio Roberto e indígenas da Tribo Amazônica para discussão na Câmara Federal

Ainda, Antonio Roberto garante que o maior desafio frente ao cargo que ocupa hoje é aumentar a consciência da população brasileira sobre a questão ambiental unida ao desenvolvimento do pais.

Clique aqui para se conectar à página oficial de Antônio Roberto na Câmara dos Deputados.